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Destaques

Segredos Ditos à Luz do Crepúsculo

O vento acariciava suas crinas cor-de-avelã enquanto tamboreiavam a terra com seus cascos. Seus olhos sombrios e brutos refletiam o róseo do horizonte, que era interrompido apenas pelo dourado do sol escapando por dentre as nuvens. Dentes-de-leão dançavam ao vento e grudavam em suas pelagens. Não sentiam fragrâncias, pois suas narinas apenas captavam o frio do inverno que se aproximava. Corriam em direção ao que restava de sol. Eram, como é próprio de sua natureza, livres. Distante dali, restava o cavaleiro. O homem portava uma longa barba e utilizava vestes coloridas e suntuosas que, na sociedade dos homens, indicavam uma posição de estima e respeito. Estas, no entanto, estavam gastas, desbotadas e batidas - era evidente que havia muito tempo desde a última vez em que o cavaleiro adentrara os grandes salões que reconheciam o significado dos seus trajes. Salões estes que já haviam deixado a materialidade e residiam agora apenas em memórias e delírios. Sentado aos pés da fogueir...

O BOM, O MAU E O NEUTRO

 


Um dos meus gêneros de jogos favoritos é o JRPG, sempre me interessei pelo aspecto de estratégia do combate, pelas mecânicas de evolução de personagens e pela organização de recursos, mas o que realmente me levou à paixão pelo gênero foram as imensas histórias cheias de personagens cativantes que os jogos costumam contar.

É claro que pela natureza dos videogames, os JRPGs não conseguem oferecer uma interatividade tão grande com a história quanto os RPGs de mesa tradicionais, para se adaptar a isso, diferentes jogos adotam diferentes estratégias: alguns optam por histórias mais lineares e cinematográficas, já outros utilizam de escolhas pontuais que podem alterar partes da história, normalmente o final. Ambas as estratégias têm suas vantagens e desvantagens e eu particularmente não tenho preferência por nenhuma quando bem executadas.

É importante enfatizar o “quando bem executadas” porque sistemas de escolhas são mal aproveitados em diversos jogos, apresentando escolhas sem peso ou apenas rasas que definem um final bom e um ruim.

Um grande exemplo do bom uso dessas escolhas é a franquia Shin Megami Tensei e alguns de seus spin-offs.

Na maior parte dos jogos da série somos apresentados a uma batalha entre duas facções distintas: a lei, representada por Deus e seus anjos; e o Caos, representado por Lúcifer. A humanidade fica no fogo cruzado e tem que decidir entre se aliar a uma das facções ou representar os interesses da própria humanidade – um meio termo entre ambos os lados. É baseado no posicionamento do personagem principal no conflito que o jogo introduz as escolhas.

A batalha entre Lei e Caos é ideológica. Quem segue a Lei planeja construir um mundo onde os indivíduos selecionados por Deus vivem em uma realidade perfeita contanto que não questionem as regras. Já o Caos pretende criar um mundo que tem como única regra a liberdade para tudo aquilo que quisermos, contanto que tenhamos poder para isso. A Neutralidade leva ao combate das duas outras facções com o objetivo de manter o mundo da forma como ele é, porém esse resultado é sempre temporário, porque a batalha entre Lei e Caos é fadada a acontecer novamente até que uma delas ganhe definitivamente.

O jogador tem que decidir entre uma “vida perfeita” apenas para um grupo seleto em uma ditadura; ou a liberdade total sem nenhum escrúpulo; ou ainda manter o mundo como ele é e apenas adiar a decisão.

O sistema de alinhamentos da franquia funciona porque não há uma resposta simples, correta e perfeita. O jogador é obrigado a escolher entre sistemas falhos que dificilmente seriam a imagem de um mundo ideal. A decisão entre os alinhamentos não se limita ao final do jogo, cada alinhamento tem diferentes bosses, sidequests e partes da história, ampliando o fator replay.

Os alinhamentos são decisões interessantes por não se limitarem a um impasse exclusivo ao mundo do jogo, a obra leva o jogador a questionar seus valores e crenças para tomar uma decisão. Quão importante é a liberdade? A liberdade tem limites? É melhor não tomar uma decisão do que decidir entre coisas ruins?

Outro aspecto interessante da escolha de alinhamentos em Shin Megami Tensei  é que ela não é uma decisão única feita em um ponto do jogo, seu alinhamento é definido por diversas pequenas decisões e falas que você escolhe ao longo da trama, ampliando ainda mais a análise da atitude do próprio jogador e tornando a interatividade com a história maior.

Os alinhamentos de SMT são interessantes por utilizarem o maior diferencial dos videogames: a interatividade, para gerar reflexão no público ao causar desconforto, nunca oferecendo opções simplistas de certo e errado.


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